O roubo e o silêncio.

domingo, 10 de fevereiro de 2013




Não é de hoje que o SPFC vem passando por maus bocados quando se trata das arbitragens, não apenas no Brasil como em toda a América do Sul. E o ostracismo ao qual o São Paulo Futebol Clube vem sendo relegado nos últimos anos também não é algo exatamente inédito.
Vamos lembrar rapidamente da Copa Sul Americana. Esse título foi muito importante pra mim e pra boa parte da torcida não só pela superação da equipe em campo, mas também porque fomos sistematicamente prejudicados e atrapalhados pelas arbitragens omissas e até desastrosas.
Basta recordar os confrontos contra a LDU de Loja, Universidad Católica e Tigre. Os jogos fora de casa foram no mínimo suspeitos, os jogadores apanharam muito, em especial o Lucas e não eram marcadas faltas a favor o São Paulo, uma conivência geral das arbitragens com a violência dos nossos vizinhos da América.
Como esquecer a partida no Equador contra a equipe de Loja? Para o juiz marcar uma falta em algum são-paulino só se alguma perna ou braço fossem arrancados, e isso com muita sorte... E no Morumbi, os dois pênaltis não marcados em Ademilson? Se uma pessoa não tivesse visto o jogo e apenas lido crônicas esportivas dos “grandes” meios de comunicação nunca saberia como realmente foi o jogo. Apenas que o São Paulo jogou muito mal e empatou. Nada sobre polêmicas ou arbitragem, nada.
Nos jogos finais o filme foi o mesmo, um dos grandes motivos da expulsão do Fabuloso no primeiro jogo muito se deve à arbitragem que deixou o bicho pegar, se omitiu e foi tendenciosa. Mas a imprensa só fez ridicularizar nosso craque e nosso time... E na partida final? Nem o sangue escorrendo na cara do Lucas foi capaz de mudar o cenário.
Fora tudo isso, os jogadores do Tigre apelaram feio, abandonaram o jogo e a imprensa queria arrumar uma forma de culpar o Tricolor e desvalorizar o título. Ainda bem que eu estava no Morumbi e não tive que ouvir tudo isso ao vivo. Pra infelicidade de muitos, o São Paulo foi campeão, foi lindo e como sempre contra tudo e contra todos.
Mas esse assunto está ultrapassado, certo? Claro que não!
Quem viu o jogo de domingo contra o clube da Vila, o time do grande craque Neycai, tem a impressão que essa sina do Tricolor nunca vai acabar.
Foi um verdadeiro assalto!!
Dessa vez até dá pra perdoar o juiz, que estava muito bem na partida, mas foi muito mal assessorado e no fim das contas a arbitragem foi um desastre.
Um gol mal anulado e nem tão difícil assim de marcar que poderia ter mudado a história do jogo. A orientação para árbitros e assistentes é que em caso de dúvida o jogo deve seguir, mas a auxiliar não hesitou ao levantar a bandeira, convicta como o tira teima, só que mal calibrada e para muitos, mal intencionada.
Quanto ao pênalti, nem tem muito que dizer. O juiz viu que não foi e ainda iria amarelar o Neycai pela simulação, mas atendeu a recomendação de um dos seus auxiliares e acabou marcando o lance como irregular. É quase um consenso que o carrinho do Paulo Miranda foi no mínimo bizarro e imprudente, mas não foi pênalti e todo mundo viu, menos o Leonardo Gaciba.
Quase que sem alternativas, a Globo foi obrigada a tocar no assunto do impedimento que não existiu, mas afirmou veementemente que foi lance faltoso dentro da área. Diferente foi a reação do comentarista da Band, que costuma ser tendencioso quando se trata de seu time de coração, mas pareceu bem imparcial afirmando e reafirmando que a arbitragem influenciou sim no resultado da partida. Milagre!
Não era só eu que tinha visto coisa errada...
No dia seguinte, aquele silêncio corriqueiro sobre os lances polêmicos e as manchetes minuciosamente “construídas”, enaltecendo a grande vitória e o “show” de Neymar.
Até quando? O que fazer?
Existe um movimento nas redes sociais de boicote a determinadas emissoras.
Mas ficar sem ver os jogos é como parar de respirar.
Nosso papel é falar, ver e criticar e não silenciar, estamos aqui de olho, vigilantes e enquanto houver voz, nós gritaremos contra esse silêncio. 

0 comentários: